Os animais de estimação trazem alegria e descontração para o lar, pois são divertidos e companheiros. Mas todo dono de pet sabe que é desafiador manter a limpeza com esses grandes amigos em casa.
Mas não é preciso abrir mão de ter um pet em casa para viver em um ambiente limpo e organizado. Existem alguns recursos hoje, como o tapete higiênico para cachorro, que tornam a limpeza mais fácil de fazer. Confira a seguir algumas dicas para deixar a limpeza mais leve.
Use produtos específicos para limpeza
Os animais possuem um cheiro diferente do nosso, que é mais forte e pode ficar impregnado no local. Assim, para tirá-lo, use produtos de limpeza específicos para ambientes com pet.
Dessa forma, fica mais fácil remover o odor forte do local, pois esses produtos são próprios para desinfetar e deixar o ambiente cheiroso por mais tempo sem fazer mal aos bichinhos. Prefira aqueles à base de amônia quaternária e fragrâncias como cítrico, herbal e lavanda.
Controle os pelos pela casa
Os pelos são um dos maiores incômodos de quem tem animais de estimação em casa e, principalmente, em apartamentos, onde o espaço é reduzido. Para facilitar a sua rotina e remover todos os pelos, compre um bom aspirador de pó. Outra solução prática são os mops, que removem a sujeira e evitam que elas sejam transferidas de um local para o outro.
Cuidar do animal também é importante. Os gatos devem ser escovados com frequência para remover os pelos e evitar que caiam no chão ou fiquem grudados no sofá e na cama. Já os cachorros devem ser mantidos tosados e com o pelo escovado.
Crie uma rotina de limpeza
Com animais de estimação em casa, a frequência de limpeza precisa ser maior. Para isso, crie um planejamento semanal de limpeza para dividir os afazeres sem se sobrecarregar.
Algumas atividades devem ser efetuadas todos os dias e outras em dias alternados. Por isso, é preciso ter em mente suas tarefas para se acostumar com a rotina e evitar que a limpeza passe batido.
Limpe os pertences do animal e o seu espaço
Os utensílios do pet devem ser lavados com frequência, como: caminha, cobertores, vasilhas de água e ração, brinquedos. Os itens de dormir podem ser lavados semanalmente e, se possível, expostos ao sol por algumas horas.
Se o animal dorme ou passa muito tempo em um estofado, como sofá ou na cama de dormir, é preciso também ter uma rotina de cuidados porque o cheiro fica impregnado. Por isso, troque as roupas de cama com frequência, deixe uma manta cobrindo o sofá e troque-a regularmente.
Higienize o banheiro do animal diariamente
O banheiro do animal, como no caso dos gatos, deve ser limpo todos os dias. Essa limpeza envolve deixar o espaço organizado e retirar as fezes e o xixi. Passe um pano com desinfetante ou outro produto no início ou final do dia para evitar que o cheiro impregne.
No caso dos cachorros, você pode acostumar o seu pet a fazer as necessidades fora de casa durante um passeio. Assim, você só terá o trabalho de recolher as fezes na rua e deixar na lixeira. E, em casa, quando for sair, conte com a segurança de um tapete higiênico para emergências.
Dê banho no pet com frequência
No caso dos cachorros, o ideal é dar banho uma vez na semana. O indicado aqui é que você converse com o veterinário para estabelecer uma frequência de acordo com a raça. Você pode dar banho em casa, levar ao pet shop ou ainda dar um banho a seco.
No caso dos gatos saudáveis que vivem apenas dentro de casa e não têm acesso à rua, não são necessários banhos periódicos. O próprio felino já possui hábitos que os mantêm limpos.
Leave feedback about this