O pão é um alimento considerado essencial na mesa de milhões de pessoas através dos séculos. Não é à toa que encontramos tantas receitas e formas diferentes de fazer esse alimento rico e delicioso.
Fazer pão em casa é uma experiência que vale muito a pena viver. Imagine sentir aquele cheirinho saindo do forno de embutir, com uma casquinha maravilhosa, e se deliciar com uma xícara de café passado na hora! Já pensou?
Confira a seguir algumas dicas básicas para acertar na hora de fazer seu pão artesanal. Lembre-se de que é preciso ganhar prática para que ele fique bom. Por isso, não desista nas tentativas iniciais e persista.
Escolha os ingredientes certos
Para fazer o seu pão artesanal, é preciso separar corretamente os ingredientes. Por exemplo, a manteiga e o ovo devem estar em temperatura ambiente, caso contrário, sua massa vai desandar.
Os ingredientes líquidos, como o leite ou a água (a depender da receita que você vai fazer), devem ser adicionados em temperatura morna. Por outro lado, se o líquido estiver muito quente, ele pode anular a ação do fermento e o seu pão não vai crescer.
Quando for adicionar a farinha, não se esqueça de colocar apenas uma parte do que é pedido na receita. Nunca coloque tudo. Isso porque a quantidade vai depender do tamanho dos ovos, da temperatura e da umidade do dia.
Além disso, se a receita pede 1 kg de farinha, isso significa que, para essa receita, deve ser usado no máximo 1 kg para fazer o pão, o que envolve enfarinhar a superfície, abrir, enrolar e fazer a massa. E não se esqueça de peneirar os ingredientes secos para evitar formação de grumos.
Tenha todos os utensílios necessários
Antes de começar a fazer o seu pão artesanal, veja se você tem todos os utensílios, como bowl, espátulas, rolos, ingredientes e até um cesto de pão (banneton) para ajudar a dar o formato e criar um desenho na crosta.
Capriche na sova
Sovar bem a massa é o ponto alto do processo. Quanto mais você sovar, mais fofinho o pão vai ficar. A forma clássica de fazer isso é com a mão, segurando uma ponta e com a palma da outra, empurrando a massa para frente, esticando sem rasgar.
Depois, é só dobrar a massa sobre ela, juntar as duas partes e deixar a emenda para cima, e repetir. Uma dica que facilita o processo é deixar a massa descansar 10 minutos antes de começar a sovar. Isso faz com que a farinha absorva a água.
Fique atento ao tempo de forno
Para assar o pão perfeito, é preciso achar a temperatura ideal. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (cerca de 220ºC) e coloque o pão para assar. Isso vai fazer com que ele cresça rapidamente nos primeiros minutos. Depois, reduza a temperatura para que o interior cozinhe de maneira uniforme.
A umidade é fundamental para um pão crocante. Uma dica de ouro é jogar água com um borrifador no forno antes de colocar o pão. Outro truque é colocar na parte debaixo do forno uma assadeira com água para gerar vapor.
Fique atento ao processo de fermentação
Não use fermentos químicos para fazer o seu pão. Eles podem funcionar com bolos e tortas, mas para fazer pão, prefira o fermento biológico. Para ficar macio por dentro e crocante por fora, além de sovar, o pão precisa crescer fora do forno por algumas horas. E só o fermento biológico permite essa fermentação fora do calor, à temperatura ambiente.
Faça variações de receita
Você ainda pode personalizar o seu pão adicionando ingredientes na massa como: ervas, nozes, semente de linhaça e chia e outros. Para quem gosta de pães doces, acrescentar frutas secas, gotas de chocolate, canela e uva-passa vai dar um toque especial à sua massa.
Leave feedback about this